top of page
  • Foto do escritorinclusaocais

O lúdico no desenvolvimento dos bebês - Contação de histórias no AB

Brincar é essencial para a criança, pois é deste modo que ela descobre o mundo a sua volta e aprende a interagir com ele. O lúdico está sempre presente, no que quer que a criança esteja fazendo. Durante a infância, ela desempenha um papel fundamental na formação e no desenvolvimento físico, emocional e intelectual da criança.

Quanto mais à criança for estimulada melhor será seu desenvolvimento. Os pais devem oferecer à criança um ambiente de qualidade que estimule as interações sociais entre as crianças, seus familiares, seus amigos e que sua casa deve ser, também, um ambiente enriquecedor da imaginação infantil, onde a criança tenha a oportunidade de atuar de forma autônoma e ativa. Concluindo, a brincadeira e este universo lúdico é algo muito serio e fundamental quando falamos de criança e aprendizagem. O ato de brincar contribui para um melhor desenvolvimento da criança em todos os aspectos: físico, afetivo, intelectual e social.

Tendo uma influencia positiva na vida da criança, o lúdico é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia dos pequenos. O lúdico não esta apenas no ato de brincar, mas também, na leitura, no faz-de-conta, na interpretação, enfim, em todo tipo de atividade desenvolvida pela criança.

As Atividades lúdicas objetivam o desenvolvimento e a percepção, além de alimentarem a curiosidade infantil, promovendo o aprendizado e preparando de forma equilibrada a criança para a alfabetização no tempo adequado. O trabalho visa enfatizar a importância do brinquedo e do brincar no desenvolvimento saudável da criança, estimular a atividades físicas intelectuais, enriquecer as percepções, despertar interesse, dominar ansiedades, pois, através dos brinquedos e das brincadeiras que a criança vivencia o mundo e as situações de vida diária, fazendo representações do mundo, interagindo com adultos e crianças, estimulando sua comunicação e aprendendo a lidar com situações e sentimentos. (Portal da Educação - por MARIANA COSTA CERQUEIRA

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page