Conheça a nossa história
O CAIS – Centro de Atendimento e Inclusão Social é uma organização sem fins econômicos, que trabalha em prol da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Busca promover um novo olhar sobre a deficiência, através do atendimento especializado e da promoção à saúde.

A instituição surgiu como uma APAE e atua no município de Contagem desde 1971. Em 2012 modificou sua denominação para CAIS e desde então busca diversificar seu atendimento e atuar de forma mais intensiva na prevenção e intervenção precoce, bem como, na luta pela inclusão e a preservação dos direitos das pessoas com deficiência.
​
O CAIS teve seu trabalho em prol da inclusão escolar reconhecido pelo Ministério da Educação em 2005 quando este publicou sua experiência como parâmetro para o atendimento educacional especializado de todo o país. Desde 1997 realiza um trabalho intenso a favor da inclusão profissional de pessoas com deficiência, atuando na formação destas e no acompanhamento de sua inclusão nas empresas. Esta ação tem resultado em uma maior empregabilidade de jovens e adultos.
Na área clínica a organização se destaca na prevenção e na intervenção precoce. Desde 2009 realiza o Programa Acompanhamento de Bebês cujo objetivo é atender, o mais cedo possível, bebês saídos da UTI Neonatal do município a fim de atuar de forma a prevenir algumas patologias e intervir precocemente para alcançar melhores resultados no crescimento de cada criança. Esse programa foi a base da construção do programa PIPA em Minas Gerais, que institui o follow up para bebês de todo o estado.
​
O atendimento clínico da instituição tem como diferencial o trabalho transdisciplinar, que busca respeitar a singularidade, como preconiza a psicanálise, incentivando a criatividade e a autonomia de cada indivíduo atendido. Atua também de forma a dar suporte às famílias, entendendo que esta é a base de todo o trabalho.
MISSÃO
​
Contribuir para a inclusão e o convívio com a diversidade, a partir do atendimento especializado, promovendo um novo olhar sobre a deficiência.
VISÃO
​
Consolidar-se como referência nacional em políticas de inclusão e no atendimento especializado à pessoa com deficiência.
VALORES
​
-
Ética
-
Transparência
-
Criatividade e inovação
-
Cooperação
-
Respeito
-
Autonomia e Responsabilidade
-
Comprometimento
Nossos Núcleos e Programas
O CAIS presta serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social, através de seus núcleos:
Programa AB - Acompanhamento de Bebês
O Programa Acompanhamento de Bebês – AB é um programa pioneiro que busca realizar o acompanhamento de bebês prematuros, de alto e médio risco, com alguma síndrome, sequelas neurológicas, ou patologias diagnosticadas que possam acarretar alguma deficiência, ou ainda com algum risco psicossocial. O acompanhamento é feito pela equipe clínica interdisciplinar composta por oito especialistas.
Em uma única visita o bebê passa por toda a equipe (fono, fisio, to, psi, medico, assit.soc, enferm., pedagoga da família) a fim de identificar precocemente possíveis necessidades de atendimentos especializados. Quanto antes o tratamento se inicia, melhores são os resultados no crescimento e desenvolvimento do bebê.
Além dos atendimentos clínicos os bebês e seus pais também são assistidos e participam de oficinas de música que visam ampliar a interação das famílias, sua criatividade e o envolvimento com seus filhos.
Núcleo de Educação Profissional
É o núcleo responsável pela qualificação e inclusão no trabalho de adolescentes, jovens e adultos. No núcleo acontecem também os atendimentos clínicos e educacionais especializados.
Oficinas de artes plásticas e música permeiam as atividades do núcleo.
A qualificação acontece através da oficina de horticultura e do Programa Jovem Aprendiz.
O CAIS foi a primeira instituição especializada a ter o Programa Jovem Aprendiz aprovado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Nesse programa, adolescentes e jovens a partir de 16 anos realizam atividades práticas e teóricas pelo período de 24 meses.
O NEPRO é também responsável pelo acompanhamento da inclusão de jovens e adultos nas empresas. Esse acompanhamento é realizado por um período pré-estabelecido, assim que se efetiva a inclusão e tem como objetivo aprimorar o processo de inclusão para ampliar a empregabilidade dos profissionais incluídos
Núcleo de Intervenção Precoce I e II
Este Núcleo é voltado ao atendimento clínico especializado de crianças de 0 a 3 anos e seu principal objetivo é realizar atendimentos especializados de acordo com a demanda de cada criança. Esses atendimentos são voltados às necessidades de cada criança, e por isso traz benefícios e minimiza as sequelas da deficiência ou de alguma patologia.
O Núcleo incentiva também a inclusão destas crianças na educação infantil, promovendo assim a inclusão social destas e de suas famílias.
Núcleo de Intervenção Precoce II – NIP II
Núcleo voltado ao atendimento clínico especializado de crianças de 4 a 6 anos. Seu principal objetivo é atuar na prevenção e promoção da saúde através de atendimentos especializados de acordo com a demanda de cada criança, além do atendimento educacional especializado complementar a escola comum.
Além dos atendimentos clínicos e educacionais especializados, as crianças participam de atividades culturais de artes plásticas e música.
Núcleo de Atendimento às Famílias
Núcleo responsável pelo acolhimento e acompanhamento dos familiares das crianças, jovens e adultos atendidos na instituição. Seu objetivo maior é dar suporte e orientar as famílias em prol da inclusão e da defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
​
O núcleo oferece cursos, palestras e presta informações essenciais para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade em geral.
​
É o núcleo responsável pela documentação e acompanhamento do atendimento realizado na instituição.
Núcleo de Atendimento Pedagógico e Clínico
As crianças de 7 a 13 anos recebem atendimentos clínicos e educacionais especializados neste núcleo. Os atendimentos acontecem no contra turno da escola tendo como prerrogativa a inclusão escolar.
​
Os atendimentos clínicos são realizados por equipe especializada e acontecem de acordo com a demanda de cada criança.
Além do atendimento educacional especializado as crianças participam de oficinas de artes plásticas, música e horticultura.
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Inclusão
O NEPI - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Inclusão é o núcleo responsável por disseminar o conhecimento adquirido através do atendimento especializado realizado na instituição.
​
Através desse núcleo a instituição realiza a formação continuada de sua equipe e ainda realiza pesquisas nas áreas onde atua buscando sempre a promoção da saúde e a qualidade de vida para as pessoas com deficiência.
​
O NEPI atua também com profissionais de escolas e empresas, prestando consultoria e formação para o convívio com a diversidade, o respeito às singularidades e a valorização da inclusão.
​
Este núcleo sintetiza a essência do trabalho do CAIS transformando toda a experiência adquirida em material de estudo e divulgação.